Em junho entrou em vigor um novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH 2022), o que gerou algumas dúvidas sobre a necessidade da troca do modelo. Antes de começarmos, é importante destacar que, a princípio, conforme informações do Governo, a implementação acontecerá de maneira gradativa.
Um dos maiores questionamentos dos motoristas é saber como ficará o processo de troca do documento da versão anterior para o novo modelo. Pensando neste tópico, hoje vamos conversar sobre:
Confira a seguir!
As mudanças para a CNH 2022 tem o objetivo de diminuir a possibilidade de fraudes e/ou falsificação do documento. A antiga CNH era toda composta de uma tonalidade verde, o que foi alterado nessa nova carteira. Aqui, contamos com alguns elementos gráficos com tonalidade amarela, além do verde que se manteve em alguns pontos.
Além da mudança de cores e informações visíveis com luz especial, existem outras diferenças que foram colocadas neste novo modelo, sendo elas:
Outra mudança é que nesta nova CNH, o motorista poderá escolher como será exibido seu nome, uma vez que ela permite a inclusão tanto do nome social quanto de filiação afetiva. Ou seja, as pessoas travestis e pessoas transexuais poderão ser identificadas como quiserem, desde que apresentem o documento de identidade que consta os nomes civil e social.
Para finalizar a lista de mudanças, outro detalhe na CNH 2022 é que o condutor com primeira habilitação terá a letra “P” emitida no documento, enquanto o motorista que já possui a permissão definitiva terá a letra “D” estampada na CNH.
Um dos maiores questionamentos dessa atualização trata-se da necessidade de realizar a troca do modelo da CNH. É importante destacar que se o condutor realizou a atualização do documento antes da CNH 2022 entrar em vigor não precisará fazer a emissão da nova versão, contudo, a obrigatoriedade ocorre nos seguintes casos:
Ou seja, desde o dia 1º de junho de 2022 os motoristas que forem renovar ou solicitar a emissão de segunda via da CNH obterão esse modelo novo, assim como, os primeiros habilitados. Além da versão impressa, o condutor poderá escolher pelo modelo digital também, como já estava sendo realizado com o modelo antigo.
A taxa de renovação da CNH e do exame médico variam conforme o Estado, devendo ser consultadas no site de cada Detran. Em geral, o valor para renovar a CNH no país varia entre R$80 e R$150. É importante ressaltar que os valores para o novo modelo não sofreram alterações.
Quer ficar por dentro das notícias do trânsito? Siga a MTrans nas redes sociais.
CONTATO
+55 11 2959.4508
mtrans@mtrans.com.br
R. Vinte e Quatro de Outubro, 328 Ipiranga - São Paulo Cep 04276-050
Próximo ao metro Alto do Ipiranga (LINHA VERDE DO METRO) E Aquário de São Paulo.